segunda-feira, 9 de março de 2009

Circunstâncias e Escolhas




A crônica filtro solar de Baz Luhrmann e que muita gente conhece através da narração do Pedro Bial, pode até ser um pouco antiga para alguns, mais acho que existem muitos aspectos que nos fazem pensar e refletir. Hoje por acaso lendo algumas crônicas passei por esta e resolvi lê-la mais uma vez.
Como sou uma pessoa que adora pensar , pensar e tentar absover algum sentido para todas as coisas, separei duas partes deste texto que são muito parecidos com as coisas que se passam na minha cabeça.

“Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aosvinte e doiso que queriam fazer da vida.Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço aindanão sabem.”

“Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de unspoucos e bons.Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,Mais você vai precisar das pessoas que você conheceu quando jovem”

Estas duas partes me mostram algumas coisas. A primeiras delas é que muitas pessoas ...aliás muitas pessoas não sei, mas, eu sou assim. Por muitos momentos não sei o que quero da minha vida, medo de ser vazio, mesmo tendo todas as coisas que uma pessoa normal pode ter como trabalho, um grande amor, família, amigos...tenho a impressão de não saber o que quero da vida e talvez como o texto diz, ser um quarentão sem ainda sem saber... Tudo bem, ta certo que pra ser um quarentão ainda demora um pouco né...mais existe essa preocupação com o futuro...medo de ser um eterno Peter Pan...viver no meu eterno mundo de fantasias. Este é um dos fantasmas que me assombram e me preocupam, pois realmente não sei qual mundo que realmente estou e qual deles realmente eu quero viver. Vivo num paradoxo entre a realidade e a fantasia. Isso provoca medo, porque sei que devo viver o mundo da realidade da responsabilidade..o mundo sério. Mas, por outro lado o mundo da fantasia é realmente atrativo, pois este mundo não requer responsabilidade, neste mundo você pode ser inconseqüente e como escrevi num o outro texto ser insano sem medo...isso acaba sendo um pouco atrativo, .porém as fantasias não são sempre as melhores coisas da vida, viver somente desta forma faz com que você pare no tempo e queria sempre um adolescente que tem medo de crescer e que nunca é compreendido e isto pode causar alguns conflitos e atrasos.
Enfim, esta primeira parte me faz pensar em tudo isso que escreve, espero que continue fazendo as escolhas certas e seja um quarentão normal e lendo aquela parte do texto até me conforta um pouco em pensar que eu não sou o único que tem medo de ser assim ou que pode ficar assim daqui alguns anos.

A segunda parte de filtro solar também me faz pensar. Eu que sou um amante incondicional dos amigos, quero tê-los sempre por perto, dar risada e me divertir compartilhar histórias ou repeti-las 50 vezes sobre o mesmo assunto e ainda conseguir dar as mesmas risadas de quando os fatos aconteceram.
Ah..amigos..como são importantes..e como compartilham dos principais fatos de nossas vidas..com eles damos risada , choramos, brigamos, perdoamos, fofocamos,, abraçamos, bebemos, vomitamos rss, saímos viajamos..e etc..
Porém, acho extremamente interessante a forma que esta parte do texto fala dos amigos, pois pra mim é uma eterna realidade..os amigos vão e vem...isso sempre vai acontecer..mais existem os amigos que são amigos independente de qualquer coisa..existem aqueles que você vai ficar sem se ver ou se falar por 3 meses, 1 ano, 10 anos..e ele vai continuar sendo seu amigo ..você sabe que ainda é seu amigo..por tudo que já viveram e saberá que se um dia precisar contar com esta pessoa ela estará de prontidão, seja para te xingar, te dar um abraço ou um sorriso ou um conselho de amigo.
Algum tempo atrás, vi um texto que falava exatamente o contrário do que estou escrevendo..neste texto dizia que se a pessoa você não vê a 5, 10 anos ou seja o tempo que for não pode ser considerado seu amigo. Eu discordo! Pois cada um sabe o que sente no coração sobre cada pessoa e cada amizade e qual o grau desta amizade independente dos anos, acho que algumas circunstâncias e escolhas da vida criam essa brecha.
Como eu disse eu sou um incondicional em relação a isso, me entrego de verdade as minhas amizades, mesmo sabendo que as vezes isso é uma puta burrice! Pois nem sempre as pessoas que achamos que são amigos ..são realmente! Mais prefiro acreditar que fazer minha parte como amigo já é o bastante.
Quando no texto diz que “quanto mais velho você ficar, Mais você vai precisar das pessoas que você conheceu quando jovem” acho que é verdade, direto tenho as sensações que tenho uma necessidade de buscar amigos de quando eu era mais novo, como se houvesse alguma raiz ou relação de bem estar. Tenho a impressão de que os amigos novos não são como os velhos, não que não sejam amigos mais existe diferença no tratamento na confiança. É Difícil olhar ao seu redor e ver que estes amigos antigos foram poucos restaram, e não por culpa de ninguém, mas como disse são a circunstâncias e escolhas de cada um de nós. Por isso, “Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida” para que você não se sinta como se quisesse ter esses amigos e não os ter....aliás ter de uma forma diferente, ter dentro do seu coração.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É de se pensar... o texto filtro solar é realmente fantástico, e ver suas comparações com a sua vida me fez pensar: Epa, será que isso tb não acontece comigo?? A parte em que vc fala dos amigos é a que mais me identifico, gostaria muito de manter e na mesma intensidade alguns dos meus amigos do passado.
    Parabéns!

    ResponderExcluir